segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Novo TCFq - muita tensão !!!

No último TCFq de 21/07, apenas J. fez a prova.

Como eu havia feito em maio e obtive B1/B1, achamos melhor que só ela deveria fazer a prova, já que ela havia chegado do Qc há +- 20 dias, estava com o idioma "fresquinho" e melhor preparada.

Como nosso próprio professor (Simon) sugeriu, ela ligou para ele 15 minutos antes da compreensão oral, para treinar um pouquinho e principalmente "quebrar o gelo", afim de entrar na sala já "tinindo".

Pois bem .... como a prova dela era +- as 10:30hs, eram 10:15hs ela ligou. Conversaram um pouco até que Simon perguntou algo do tipo: "Juliana, est-ce que vous pouvez me dire quelles sont votre raison d'immigrer au Quebec?"

Ela respondeu várias coisas, salientou as vantagens e desvantagens, etc, etc ...... e terminaram a conversa. Ele a desejou boa sorte e após +- 5 minutos ela foi chamada para a sala.

Segundo a opinião de J., a entravistadora era simpática e bem comunicativa. Ela começou explicando o formato da prova (já BEM conhecida por nós) e começaram as perguntas.

Nas questões A1, A2, B1 ela foi bem, com a impressão de que a entrevistadora concordava e até ajudava nas respostas balançando a cabeça de forma positiva ..... qaundo chegou a hora da pergunta do B2, a entrevistadora perguntou: "Juliana, est-ce que vous pouvez me dire quelles sont votre raison d'immigrer au Quebec?".

J. não acreditou na coincidência da questão e respondeu muita coisa, de forma muito confiante. Seguiu assim até a última questão. Ela voltou I-R-R-A-D-I-A-N-T-E da prova, achando até que havia conseguido um C1 ! pobre ilusão..... :(



Mas por vontade do destino (e para nossa frustração), ela conseguiu apenas o B1. Por esse motivo é que nós decidimos fazer o próximo TCFq, para o dia 22/09 (motivo pelo qual "sumimos" do blog).

Enviamos para o BIQ o certificado do B1, juntamente com os bilhetes de passagens, comprovantes das escolas do Canadá e até uma carta, onde explicamos nossa atual situação e que estávamos até dispostos a fazer a entrevista no México.

Tudo isso ocorreu no final de agosto, e já tínhamos o conhecimento de que entrevistas para obtenção do CSQ seriam feitas na Aliança Francesa entre os dias 08/09 e 19/09.

É isso .... em breve mais notícias ..... até .....

FOCO NO TCFQ DE 22/09 !!


Um comentário:

  1. Ola! Tudor bem?
    E ai como foram no outro TCF?
    Vou fazer o meu dia 16/03/15 e estou super receiosa!!!

    ResponderExcluir